Especialidades

Implantodontia

O que é Implantodontia?

Implantodontia é a especialidade da odontologia dedicada a restabelecer a função de mastigação e estética perdidas, devido à ausência de um ou mais dentes, através da implantação cirúrgica de “pinos”, ou seja, implantes de titânio (um material biocompatível, portanto não é rejeitado pelo organismo) sobre os quais, posteriormente, serão instalados uma peça protética em substituição aos dentes perdidos.

As primeiras referências sobre implantes dentários datam de 3.216 a.C.; há também relatos de reimplantes feitos pelo “pai da medicina”, Hipócrates (460-355 a.C.) e entre os povos etruscos no século III a.C. Além disso, sabe-se que as primeiras tentativas de implantar dentes nas dinastias egípcias e nas pré-colombianas (maias, astecas, incas) - a.C. até 1.000 d.C. – foram com materiais como pedras preciosas, conchas e dentes de animais ou dentes esculpidos em marfim.

Leia Mais

Próteses

O que é Prótese Dentária?

As próteses dentárias são estruturas que podem ser utilizadas com o objetivo de restaurar o sorriso por meio da substituição de um ou mais dentes que faltam na boca ou que estão desgastados. Assim, as próteses são indicadas pelo dentista com o objetivo de melhorar a mastigação e a fala da pessoa, que podem ser prejudicadas pela falta de dente.

O tipo de prótese indicada pelo dentista depende da quantidade de dentes comprometidos ou em falta e da condição da gengiva.

Leia Mais

Cirurgia Buco Maxilo-Facial

O que é Cirurgia Buco Maxilo-Facial

A cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial é uma especialidade da odontologia que trata as doenças da cavidade oral e seus anexos, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares, envolvendo a região compreendida entre o osso hióide e a parede anterior do seio frontal de baixo para cima, e do tragus à pirâmide nasal, de trás para diante.

Dentre as doenças, existem os tumores, os cistos nos maxilares, as manifestações associadas a doenças sistêmicas como AIDS, tuberculose e sífilis, entre outras.

Leia Mais

Ortodontia

O que é a Ortodontia?

Ortodontia é uma especialidade da odontologia muito procurada por pessoas que querem mudar seus sorrisos para melhor - de uma maneira estética e funcional. Além de corrigir a posição dos dentes tortos, o profissional em ortodontia, chamado de ortodôntista, também é responsável por melhorar a mordida cruzada, fechar o diastema - aquele espacinho entre os dentes frontais - e até mesmo colaborar na melhora da fala dos seus pacientes.

Ortodontia é a especialidade da odontologia que trata a posição dos dentes e dos ossos maxilares. Então, se você tem reparado que sua arcada dentária está entortando, seu sorriso está desalinhado ou se tem um dente nascendo por cima de outro, talvez seja hora de procurar um profissional do ramo.

Leia Mais

Periodontia

O que é a periodontia?

A periodontia é uma especialidade da odontologia direcionada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições que acometem os tecidos de sustentação dos dentes, ou seja, as gengivas, ligamento periodontal e ossos alveolares.

O dentista dessa área não realiza seu trabalho diretamente no dente, mas nas estruturas que estão ao seu redor, prevenindo problemas que podem afetar o elemento dental que está sadio. É, portanto, uma especialidade fundamental para manter a boca saudável.

Leia Mais

Endodontia

O que é a endodontia?

A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo, modelado e preenchido. Esse procedimento sela o canal radicular. Antigamente, os dentes com polpa infeccionada ou afetada eram extraídos. Hoje em dia, o tratamento de canal salva muitos dentes que, normalmente, seriam perdidos.

Leia Mais

Dentística

O que é a dentística?

A dentística é a área da odontologia capaz de unir estética e saúde quando o assunto é cuidar do seu sorriso, já que ela atua tanto na cosmética quanto na restauração dental. Ou seja, além de se preocupar em preservar e devolver a integridade estrutural e funcional dos seus dentes, é um ramo que também faz o possível para que o resultado seja satisfatório esteticamente. “A dentística restauradora compreende procedimentos com o fim de restaurar a saúde bucal, devolver a estética e tornar o sorriso mais harmônico”, explica o especialista.

Leia Mais